quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hipoglicemia em Diabéticos

A hipoglicemia é a queda no nível glicêmico sanguíneo atingindo valores muito abaixo da normalglicemia. Esta é uma situação em que ocorre com maior freqüência nos diabéticos tipo 1 e ela é principalmente associada a erros e irregularidades alimentares, a atividade física excessiva, má execução da insulinoterapia e ingestão de bebida alcoólica.

Os portadores de diabetes mellitus tipo 1 (DM1), em hipoglicemia,  podem ter valores glicêmicos entre 50 e 60 mg/dL em até 10% do tempo; hipoglicemias sintomáticas várias vezes por semana. Hipoglicemias graves com perda de consciência, convulsões e coma a cada um ou dois anos. Estes dados nos mostram a extrema dificuldade dos diabéticos manterem sua glicemia.

No estado hipoglicêmico a secreção de glucagon passa a não ter sua ativação da forma esperada, o que sugere um problema com a sinalização e não da estrutura da célula-alfa. A adrenalina e o glucagon estimulam a glicogenólise e a gliconeogênese, e a interação entre a metabolização do glicogênio e a gliconeogênese, em harmonia, possibilita rápida recuperação de hipoglicemia. Em média 15 gramas de carboidrato aumentam a glicemia em 40 a 50 mg/dL;


A adrenalina secretada pela medúla adrenal resulta em uma maior produção hepática de glicose e uma diminuição de captação nos tecidos extra-hepáticos, além de ajudar na percepção dos sintomas e contribuir para diminuição de secreção de insulina por meio do mecanismo chamado α-adrenérgico. Seu papel torna-se crítico quando a secreção de glucagon é insuficiente.

Na maioria dos casos de coma hipoglicêmico a recuperação das funções cerebrais é completa. Entretanto nas crianças pode haver seqüela permanente, como déficit neurológico significativo.

Durante algumas atividades de risco é importante estar preparado para a ocorrência de uma possível queda glicêmica; em especial a direção veicular pode resultar acidentes com o paciente e terceiros, além de lesão de propriedade, motivo pelo qual pessoas com diabetes devem ser orientadas quanto aos cuidados na direção de veículos.

 
 
Hiperglicemia- Acima de 160mg/dl
Normoglicemia- *Entre 60mg/dl e 160mg/dl
Hipoglicemia- Abaixo de 60mg/dl



Sintomas neuroautonômicos (causados pela resposta
autonômica)

Sintomas neuroglicopênicos (causados pela concentração
reduzida de glicose no SNC)

Falta de estabilidade, tremor
Ansiedade
Nervosismo
Palpitações
Sudorese
Pele pegajosa
Boca seca
Fome
Palidez
Dilatação da pupila

Sensações estranhas (calor, formigamentos)
Irritabilidade
Confusão mental
Dificuldade de raciocínio
Dificuldade de fala
Visão borrada
Ataxia
Parestesias
Dor de cabeça
Confusão mental
Convulsão
Coma
Morte






Laís Gomes Fonseca-Nutrição


Referências:


-http://www.diabetes.org.br
-http://www.scielo.org/php/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário